Transferência USP

Grupo de Estudos Transferência USP – GETUSSP. Site especializado no exame de transferência da USP desde 2000.

Transferência externa para o segundo semestre de 2013, prova da primeira fase em maio.

132 Comentários

O Conselho de Graduação da USP aprovou modificações no processo de transferência externa de estudantes universitários, que desejem se transferir para os cursos de graduação da USP.

No processo, haverá vagas para ingresso na USP no segundo semestre de 2013, e vagas para ingresso na USP no primeiro semestre de 2014. Para atender a ambos os ingressos, o calendário será antecipado, relativamente aos calendários cumpridos até 2012, com a prova de pré-seleção ocorrendo em 05/05/2013.

As vagas disponíveis para preenchimento, tanto no 2º semestre de 2013 quanto no 1º semestre de 2014, serão divulgadas, oportunamente, no Diário Oficial do Estado de São Paulo e no Manual do Candidato, em www.fuvest.br

Novo calendário do exame de transferência 2013/2014, aprovado pelo CoG

- pedido de redução de taxa de inscrição: 11 a 17/03/2013

- inscrição (para ingresso no 2º semestre de 2013 e no 1º semestre de 2014): 01 a 15/04/2013

- pagamento da taxa: até 16/04/2013

- divulgação de locais de exame: 26/04/2013

- prova de pré-seleção pela FUVEST: 05/05/2013

- resultado da pré-seleção: 17/05/2013

- entrega de documentos nas unidades da USP: 23 e 24/05/2013

- 2ª fase: entre junho e julho de 2013, conforme edital específico de cada Unidade.

About these ads

132 comentários sobre “Transferência externa para o segundo semestre de 2013, prova da primeira fase em maio.

  1. Bom dia, eu estudo eng civil em uma faculdade particular, gostaria de saber se posso transferir para USP, e se posso transferir para outro curso, ex de engenharia civil para engenharia mecânica, ou geologia ? obrigado

    • Entre engenharias você pode transferir para qualquer área dentro das engenharias, no caso de mudar de área você deve consultar o edital da segunda fase para verificar se existe alguma restrição, CLIQUE AQUI

    • Olá Rodrigo Monteiro, eu faço 2 cursos diferentes em instituições particulares diferentes ao mesmo tempo, Posso tentar 2 processos de transferência, um para pedagogia e outro para Economia ao mesmo tempo? Não quero cursar os dois na USP, mas queria tentar as duas tranferências para ver se passo em algum dos dois cursos e me livro de uma mensalidade.

      • Na inscrição da transferência você deverá optar por apenas um curso. Sugiro que aguarde a publicação das vagas para sua decisão.

  2. Olá, sou estudante em Letras em uma universidade particular, curso o 2ºano este ano, mesmo assim eu poderia pedir transferência para o curso de Letras na USP?

  3. Olá, serei estudante do 1° semestre em Ciências Contábeis agora em 2013 com bolsa em uma universidade particular. Pretendo fazer a prova de transferência e quero saber se tem a possibilidade de ainda conseguir fazer o 2° semestre na Usp, se eu passar ou terei que esperar para o 1° semestre de 2014? Porque está no calendário que são vagas para o 2° semestre de 2013 e 1° semestre de 2014.

  4. Já têm alguma informação sobre as vagas disponibilizadas para o curso de Medicina?

  5. Sou estudante de economia da usp, é possível transferencia para eng computação em sao carlos?

    • Sim pode estas foram as normas do exame em 2012:

      1. Normas do Exame
      a) será realizado um único exame englobando as matérias de Física e Matemática, com duração de 4 (quatro) horas;
      b) será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) nesta segunda fase.
      c) quando o número de aprovados for superior ao número de vagas existentes, a aceitação da transferência será feita por ordem decrescente da nota obtida nesta segunda fase. Em caso de empate entre candidatos à transferência, no exame de seleção o aluno da USP terá preferência sobre os de outras Instituições. Os candidatos eventualmente empatados em último lugar, dentro do número de vagas existentes, uma vez atendidas as demais exigências contidas nestas normas, terão também direito à matrícula.
      d) data, horário e local da realização do exame: 24 de agosto de 2012, às 14 horas, no Bloco C de salas de aulas da EESC.
      e) o candidato deverá apresentar-se para este exame munido da via original da cédula de identidade e do atestado de matrícula na Instituição de origem.
      2. Tópicos do Exame
      O exame abordará os seguintes tópicos: Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Funções e Gráficos Cartesianos e Polares; Propriedades Gerais de Matrizes; Cálculo Diferencial e Integral; Fundamentos de Mecânica Clássica; As Lei de Newton e suas Aplicações; Trabalho e Energia; Estática Vetorial; Atrito; Cinemática Vetorial; Termometria, Calorimetria e Termodinâmica; Fundamentos da Eletricidade.
      3. Matrícula
      A divulgação dos resultados será feita no dia 22 de outubro de 2012. A partir desta data, estarão disponíveis, no Serviço de Graduação da EESC, os atestados de vagas dos candidatos aprovados, os quais deverão ser retirados até o dia 23 de novembro de 2012. No ato da matrícula, a ser feita nos dias 17 e 18 de janeiro de 2013 no Serviço de Graduação da EESC, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
      1) guia de transferência ou atestado de que o documento está sendo providenciado, histórico escolar das
      disciplinas aprovadas, bem como os respectivos programas;
      2) certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar (xerox-1 via)
      acompanhados dos originais;
      3) cédula de identidade (xerox-1 via);
      4) 1 foto 3×4 recentes.
      Observe-se que a solicitação de dispensa de cursar disciplinas, que deverá ser feita, em uma única
      vez, nos dias e 17 e 18 de janeiro de 2013 (período de matrícula), será apreciada após a apresentação dos programas das disciplinas cursadas na Unidade de origem, que tenham compatibilidade com a habilitação na qual o interessado ingressou na EESC. A dispensa poderá ser concedida após análise dos programas e prova de avaliação.
      Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Graduação da EESC.

  6. Estou no ultimo semestre da minha faculdade e gostaria de saber se posso transferir para usp.

    Não entendi muito bem o que eles querem dizer:
    Art. 77 – Será permitida a transferência, observados os prazos previstos no calendário escolar:
    I – de um curso para outro da USP;
    II – de outras instituições de ensino superior do País ou do exterior para a USP;
    III – da USP para outras instituições de ensino superior do País ou do exterior.
    Parágrafo único – No caso previsto no inciso II deste artigo, não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos letivos do currículo escolar.

    Todos os semestres podem participar da transferência ? Ou eu preciso estar entre esses semestres citados para participar ?

  7. Olá, sou estudante do 4º periodo em Oceanografia (até abril de 2013). Posso participar do processo seletivo?

  8. Haverá a possibilidade de transferência externa para o Curso de Filosofia no 2º Semestre de 2013?

  9. ola, onde consigo encontrar provas da segunda fase de trasnferencia de anos anteriores?

  10. Boa tarde.
    Estou cursando um curso de tecnólogo na Fatec-SP de Tecnologia de Materiais, Processos e Componentes eletrônicos, no curso está marcado que as minhas areas de conhecimento são (3.04.99.00-3 Engenharia Elétrica) (1.06.99.00-7 Química) (1.05.99.00-2 Física).. Segue o edital de transferência da Fatec (http://www.fatecsp.br/paginas/portaria_transferencia_181111.pdf) estou querendo fazer transferência para Química na USP, estou no primeiro semestre do curso, e a base e práticamente exatas Calculo, Física, Química, Computação..
    Gostaria de saber se posso pedir transferência para USP para Bacharelado ou Licenciatura em Química.

    Obrigado desde já.

  11. Olá, sou estudante de fonoaudiologia na Usp. Posso concorrer a vagas de transferência para outra área da saúde, como odontologia?

  12. Olá, estava vendo os cursos que tiveram vagas no ano passado e não vi o meu curso, ENGENHARIA DE PETRÓLEO, sera que nesse ano é possível ter?

    Obrigada.

  13. Olá! Comecei um curso de tecnólogo na Fatec-SP neste ano, e gostaria de saber se estando no 1º semestre posso participar da seleção? Agradeço

  14. Olá,
    Onde consigo encontrar provas da segunda fase de transferência para o curso de Direito, de anos anteriores?

  15. Boa tarde a todos!

    Como consigo as provas de segunda fase refeerntes ao processo de transferência externa para o curso de Direito da FDRP (RIbeirão Preto)?

    Atenciosamente,

    Marcelo

  16. Boa tarde! Comecei agora, também, um curso de tecnólogo na Fatec (Informática para negócios) e gostaria de saber se posso transferir para o curso de Educação Física. Outra dúvida: tenho que continuar o curso até a transferência ou posso trancar?

  17. Olá, curso o 5° semestre de fisioterapia em uma universidade particular… gostaria de fazer a tranferência pra Usp, como é possível?

  18. eatou cursando o segundo sementre em contabilidade em uma faculdade particular com bolsa de 100%, posso fazer parte do processo de transferencia? a prova e de conhecimentos gerais ou objetivas?

  19. Oi, faço nutrição na uftm mas devido a greve completo um ano só em outubro, eu posso prestar transferencia para 2014?

  20. Sou estudante de Pedagogia na Usp, posso passar por esse processo seletivo mesmo não sendo da área de biológicas?

    • Sim pode, salvo alguns editais como o de Medicina e Arquitetura, a maioria dos outros cursos permite a mudança de área.

  21. Bom dia,
    Minha filha está cursando biomedicina, 5º semestre 2013. Gostaria de saber se ela pode concorrer à transferencia para o segundo semestre.
    Grata

  22. Oi, eu estou aguardando os números de vagas esse ano, mas não encontrei nenhuma informação sobre a prova (se é específica, escrita ou geral – como o vestibular) e sobre a quantidade de vagas nos anos anteriores (para ver se noturno ou diurno é mais concorrido para transferência).

    Obrigada

  23. Sou estudante da UFABC no curso de Bacharelado em ciência e tecnologia e gostaria de saber se poderia fazer a prova de transferência para o curso de Licenciatura em Pedagogia.

  24. Olá, curso o 1º semestre de Ciência da COmputação na UNESP, tem alguma restrição em relação a estar cursando o 1º ainda? Na Unicamp é preciso já ter cursado 2 semestres na instituição de origem, e na USP? Posso já tentar a vaga para o 2º semestre?

    • Depende do curso que você pretende se transferir, você precisa esperar a publicação das vagas e dos editais da segunda fase.

  25. Olá. As vagas disponíveis no manual do aluno já são as vagas oficiais ou ainda haverá mudanças?

  26. Boa noite,

    Existe algum lugar que é possível encontrar a informação de anos anteriores quanto a concorrência das vagas (diurnas ou noturnas)? E sobre provas anteriores? Não consegui encontrar nem informações básicas sobre as provas (quais são as matérias e se a prova é dissertativa ou objetiva).

    Obrigada

  27. já se tem notícias sobre as vagas disponibilizadas para o curso de medicina em Ribeirão?

  28. Me formei em Bacharelado em Letras na USP e ainda curso a Licenciatura. Gostaria de saber se surgem vagas para o curso do Fonoaudiologia (em SP, não em Ribeirão Preto) e se é possível fazer a transferência interna.

    Aproveito para responder a dúvida da Mayara: não é possível fazer transferência, seja interna ou externa, para cursar Letras da USP, pois há alguns anos o processo para esse curso está suspenso e não há previsão de quando será possível a admissão de novos alunos por esse modo. A única possíbilidade, por enquanto, é prestar o vestibular.

  29. Já tem disponível as vagas abertas na área da saúde? q quando começam as inscrições?

  30. Olá, gostaria de saber a respeito do formato das provas de matemática financeira e introdução à administração da segunda fase realizada pela FEA, obrigado.

  31. Olá td bem? Muito legal o site de vcs, consegui sanar muitas dúvidas!

    Estou cursando o 1° semestre de Psicologia na Unicsul e gostaria de participar da prova pra transferência pro mesmo curso. A um tempo atrás me disseram que havia um cursinho específico do pessoal de psicologia mesmo pra quem ia fazer essa prova, vc sabe de algum??

    E n faço ideia aonde tem psicologia, é aqui em Sp capital mesmo ou no interior?

    Muitíssimo obrigada, abraço.

    • Helena,

      Precisamos saber quantas vagas existem para Psico para verificar a possibilidade da montagem do curso específico ou não. Acreditamos que as vagas sejam publicadas até dia 15.

      • Aaah que bom, muito obrigada! Vou ficar de olho, gostaria muito de fazer esse cursinho.

        Obrigada, ótimo dia! Bjs

  32. Terá vagas para transferencia externa pro curso de DIREITO na USP do Largo do Francisco-Capital ????

  33. Eu curso Ciências Atuariais na UFF, eu só posso tentar transferência para o curso de Ciências Atuariais na USP, ou se eu quiser posso tentar pra Ciências Econômicas?

  34. Bom dia ,
    As vagas que serão disponibilizadas para o segundo semestre sai nesta mesma pagina, se não, qual o endereço que devo acessar ??
    Aproveitando, quero parabeniza-los por esse trabalho, tira muitas duvidas.
    Grata

  35. Gostaria de saber para qual endereço devo mandar a documentação para a isenção de taxa de inscrição e quais documentos são esses. (?)
    Eles já podem ser enviados, como consta nesse calendário?

  36. Boa Tarde. Estou cursando Eng. Agrícola e Ambiental na (UFMT). Gostaria de me transferir para USP de São Carlos para o Curso de Eng. Ambiental. Nesse caso eu faço a prova de exatas ou biológicas para a transferência?
    Obrigado!!

  37. Rodrigo, gostaria que vocÊ respondesse minha pergunta e também gostaria de saber se transferencia entre faculdades federais precisa de prova para fazer ou só requerer a transferencia ? Obrigado..

    • Álefe, eu não sei te responder esta pergunta das Federais, talvez alguém aqui no blog possa te ajudar.

  38. Olá, eu faço adm. publica na unesp eu posso tentar a tranferencia para o curso de adm empresarial da usp?

  39. Olá, gostaria de saber se há transferencia para o curso de odontologia, ou em RP ou em Bauru.
    Obrigada

  40. Vc poderia me dizer onde encontro quais documentos devo apresentar para isenção da taxa?
    Obrigado.

    • §1o – A concessão da redução de taxa prevista neste artigo está condicionada à apresentação pelo candidato de: (I) comprovante de renda ou (II) declaração, por escrito, da condição de desempregado.

      §2o – Tendo em vista que a inscrição para o Processo de Transferência se fará por meio eletrônico, via internet, os documentos discriminados no §1o deverão ser enviados à sede da FUVEST, situada nesta Capital, na Rua Alvarenga 1945/1951, Cidade Universitária, CEP 05509-004, São Paulo, para análise e consequente validação da inscrição

  41. Olá! Estou com dificuldade com o pedido de redução da taxa, sendo que isso estava previsto pro dia 11 a 17 desse mês. Mas no próprio sita da fuvest não consta nada disso. O que devo fazer?

    • Você deve enviar por carta.

      §1o – A concessão da redução de taxa prevista neste artigo está condicionada à apresentação pelo candidato de: (I) comprovante de renda ou (II) declaração, por escrito, da condição de desempregado.

      §2o – Tendo em vista que a inscrição para o Processo de Transferência se fará por meio eletrônico, via internet, os documentos discriminados no §1o deverão ser enviados à sede da FUVEST, situada nesta Capital, na Rua Alvarenga 1945/1951, Cidade Universitária, CEP 05509-004, São Paulo, para análise e consequente validação da inscrição

  42. Olá, desejo saber se há vagas para o curso de Design.
    Grato.

  43. Oi bom dia ,estou querendo saber informações sobre a documentação necessária para transferência e matérias que são cobradas nas provas

  44. Bom dia,

    Faço curso de administração de empresas (BA) a distancia em uma faculdade americana gostaria de saber se no meu caso posso me inscrever para a prova de transferencia externa e onde ir para realizar a inscrição. Desde já agradeço,

    Laine Maturana

    • Se a faculdade tiver reconhecimento do MEC pode sim, as inscrições são no site da FUVEST a partir de 01/04/2013

  45. Boa tarde! Faço um curso de tecnólogo na federal (sistemas eletrônicos) e gostaria de saber se posso transferir para o curso de Engenharia elétrica na Poli. Esse tipo d transferência de um curso tecnólogo para engenharia é possível?
    obrigada.

  46. Faço Ciências Econômicas pela UFF e gostaria de saber se haverá vagas e quantas na Usp?

  47. oi, ADM na fea usp abre vagas??

  48. Boa noite,

    Estou cursando Ciências Contábeis via PROUNI. Posso me inscrever para o exame de transferência?

  49. Ola eu queria saber se a eng. química da poli aceita transferências

  50. Bom dia, curso o 2º ano de Direito na FDF, e as vagas pra Direito que abriram é para o 4º semestre. Mesmo meu curso sendo anual posso fazer a transferência? Caso eu passe, como fica minha situação: terei q interromper meu curso anual no meio do ano (não sei se é possível) e ingressar na usp em agosto ou terminarei esse 2º ano e ingressarei ano que vem (que já será meu 5º semestre)?
    Grato

  51. Olá!
    Sou do curso de filosofia, posso pedir transferência para psicologia? Onde está o edital da 2º fase de psicologia ? Obrigada

  52. Estou cursando Engenharia Agronômica em uma faculdade particular, estou no 1° semestre. e gostaria de saber se posso fazer a prova de transferencia pra ESALQ, já ví que abriram vagas, só estou com duvida quanto ao fato de eu ainda estar no primeiro semestre do curso, estou aguardando para fazer o pagamento da inscrição

  53. Boa Tarde ! Sou aluna de Letras na USP, gostaria de fazer Economia. Quando abre as incrições e qual é o número de vagas ?

    Obrigada !

  54. olá! Faço o 4º ano de odonto em faculdade particular. Como faço para saber quais materias preciso cursar de transferir para USP? Obrigada

  55. Olá! Gostaria de saber sobre a transferencia da filosofia. Sei que a FFLCH fará avaliação própria, porém até o momento não encontrei nehuma informação de como e quando será feita esta avaliação. Não terá edital lançado?

  56. estudei medicina no exterior, na boliva sou formada lá, mais gostaria de convalidar e ter a oportinidade de ingressar, e me formar aqui tambem qual o processopara isso como portador de diploma , gostaria da sua acessoria, ó como transferencia que poder resolver isso.

  57. olá! gostaria de saber se tenho como transferir meu curso para a Usp , curso pedagogia em uma unidade privada e gostaria de saber qual é o procedimento exigido pela Usp para que eu possa transferir meu curso.

  58. bom dia, gostaria de saber se aceitam transferencia para medicina de aluno do exterior e qual o procedimento para requerer uma vaga?

  59. Olá Rodrigo, eu curso medicina no exterior e gostaria de saber se existe alguma possibilidade de transferencia por meio de prova ou exame para área de medicina? Se tiver como devo proceder? obrigado.

  60. Gostaria de saber qual é a carga mínima exigida para transferência para o curso de Engenharia Bioquímica da USP ? E as matérias que são do primeiro período da USP que eu não cursei ou fui reprovada no meu curso atual ? Pois estou no início da segundo período, mesmo assim posso participar da prova de transferência ?

    • eu curso medicina no exterior e gostaria de saber se existe alguma possibilidade de transferencia por meio de prova ou exame para área de medicina? Se tiver como devo proceder? obrigado.

  61. Alguém poderia me informar se caso eu esteja em um curso superior iniciado no segundo semestre é possível fazer a transferência para a USP que só inicia seus cursos no primeiro ?

  62. Boa tarde.
    Sou graduada em enfermagem (Faculdade Anhanguera Educacional 2009) e graduanda em farmácia (Universidade Estadual de Goias 3 período), gostaria de saber se à possibilidade de ingressar no curso de medicina como portador de diploma.

  63. Olá passei para segunda fase do processo de transferência para FEA, porém no edital da unidade não fala quais os documentos que devo entregar no dia 23 ou 24 de maio. Como faço para conseguir essa informação?

    • Não são necessários documentos para a FEA nos dias 23 e 24. Sugiro que entre em contato com a mesma. Mas no ano passado e nos anteriores somente era necessária a entrega de documentos no dia da prova.

  64. Olá, faço Logística na Fatec (segundo semestre), estou tentando transferência para Ciências Econômica na ESALQ (USP). No edital da primeira fase dizia que poderia se inscrever qualquer estudante de curso superior. Fui convocado para segunda fase (convocação saiu ontem), mas no edital da ESALQ diz que o curso de origem tem que ser Ciência Econômicas mesmo. Agora estou em dúvida. Vc pode me ajudar?Posso fazer a segunda fase ou não?E o pior, ninguém atende na ESALQ…(hj sábado 15:54)

  65. Olá, gostaria de saber se quem está no 1° semestre em outra instituição pode prestar o exame de transferência?

  66. Olá! Gostaria de saber quais as diferenças entre esse tipo de Transferência e a Transferência Interna. Ou não tem mais Transferência Interna? Se sim quando elas ocorrem geralmente? Os métodos de avaliação são diferentes? Conte-me em detalhes rs

  67. Oi, estou no 4º semestre de direito em um universidade do rio de janeiro – niterói, gostaria de saber se parar fazer a prova eu preciso is até a usp ou se terá como eu fazer em algum lugar mais próximo de niterói ou do rio de janeiro. obrigada

  68. oi, minha filha cursa o 2º ano de medicina na UBA-Universidade Federal de Buenos Aires/Argentina.Gostaria de saber se é possível a transferência do curso para a USP.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 20.354 outros seguidores